domingo, 9 de setembro de 2012

Dicas para escritores iniciantes/parte 2


1 – A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

Se você já tem um roteiro em mente, pense em duas necessidades: Quem necessita estar satisfeito pela recompensa final? Quem vai adquirir experiência vencendo os obstáculos? A resposta: é seu personagem principal.


Misture diferentes tipos de personagens:


Exemplo: um vilão divertido (Dr. Evil em Austin Powers); um conselheiro (sábio) que é também um cômico (Hagrid em Harry Potter); um vilão que se torna aliado e que vai ajudar o personagem principal a resolver os problemas (Vegeta em Dragon Ball Z).


2 – O CONFLITO


O melhor amigo do contador de história.


Quanto mais o problema de sua história for importante, mais sua história será intensa. Não seja gentil com o personagem, não tenha medo de criar obstáculos que o impeçam de atingir seu objetivo. Sua história será mais apaixonante assim. Seu personagem ganhará mais experiência, e a recompensa terá mais valor, já que ele muito combateu para merecê-la.


Os conflitos clássicos


Esses tipos de conflitos o ajudarão.


–Pessoa contra pessoa: É o tipo de conflito mais usado, pois os conflitos entre as pessoas são os que interessam mais aos seus leitores. Exemplo: Cinderela conta sua malvada madrasta.


–Pessoa contra si mesma: O conflito entre o bem e o mal é representado pelas forças e fraquezas de um personagem. Trata-se de um nível bastante profundo e isso não substituirá o conflito principal, mas poderá enriquecer a história. Exemplo: um personagem malvado que detesta dar festa, mas no fundo ele não tem um mau coração, ele se tornou assim porque alguém o machucou. Ele sente um conflito interno entre o bem e o mal, no interior de si mesmo.


–Pessoa contra a natureza: Em geral, são catástrofes naturais, onde os personagens fazem apelo a seus talentos e reflexos de sobrevivência. Esse conflito é movimentado e pode ser apaixonante, mas com frequência é difícil de escrever. Exemplo: O personagem de Jurassic Park deve sobreviver, e escapa de uma perigosa terra de dinossauros.


Dicas para criar conflitos


–Misture diferentes tipos de conflitos: pode ser que seus personagens lutem para sobreviver combatendo contra si mesmos interiormente?


–Acrescente mais conflitos e obstáculos se sua história parecer um pouco chata ou não muito interessante. Antes de escrever, é preciso que você saiba de antemão como o problema vai ser resolvido, não se jogue em um abismo.


–O próprio protagonista deve resolver o problema. Não faça surgir qualquer coisa ou um personagem de lugar nenhum para resolver a situação no último minuto no fim da história. Tal poderia funcionar bem no meio da história, para introduzir um novo personagem, por exemplo, ou um novo elemento na história, mas não no final, pois isso não teria início.


3 – PLANEJAR SEU ROTEIRO


Seu personagem e seu conflito são o coração de sua história. O roteiro é apenas a sequência de acontecimentos que se desenrolam enquanto que o personagem enfrenta os problemas.


Lembre-se desses pontos importantes para escrever seu cenário:


–Um roteiro repousa sobre a causa e o efeito. O roteiro é criado pelos efeitos das ações e das decisões dos personagens.


–Evite uma multitude de acontecimentos que se passam no mesmo momento. Prepare, de preferência, uma cadeia de acontecimentos que sigam um depois do outro; cada acontecimento vai afetar o acontecimento seguinte e assim por diante. Cada ligação nessa cadeia deveria ser indispensável a sua história. É preciso que você cuide para que o fim de cada acontecimento introduza o início de um outro acontecimento.


Elementos importantes da maioria dos roteiros


Planifique essas cenas e você será capaz de escrever mais à vontade. Tomemos como exemplo o filme de Shreck.


–Deixe a história se desenvolver acontecimento por acontecimento.


–Mostre os problemas dos personagens e os acontecimentos que dão inicio à aventura.


O pântano de Shreck é arruinado quando o Lorde Farquaad decide aí despejar todas as criaturas dos contos de fadas. O Lorde promete retirar esse mau destino depois que Shreck tiver salvado a princesa Fiona.


–Cenas de aventuras: O herói encontra amigos e inimigos, enfrenta obstáculos, aprende lições, depara-se com… (Shreck encontra o Burro, eles libertam a princesa Fiona, e se dirigem para Duloc; no caminho, eles se tornam amigos e vivem aventuras juntos, como Robin Hood e seus companheiros).


–O grande acontecimento: Tudo está nesse título. Trata-se da parte mais apaixonante da história (A cena do casamento).


–Emende bem todos os detalhes e ofereça recompensas e punições (Shreck se casa com Fiona, o Burro se torna namorado do Dragão, e Farquaad é comido pelo Dragão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário