segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Descobrindo você


Você sabia que nossas mãos se encaixam perfeitamente? Provavelmente você nunca notou, nunca viu o modo como nossos dedos se abraçam naquela sintonia perfeita, como minhas mãos têm o tamanho exato para encaixar nas suas.
Eu tenho aquele medo irracional e estranho de me entregar e sei que você me entende, afinal, meu medo e seu medo estão ali, moldados pelas mãos cruéis daqueles aos quais um dia confiamos nosso bem mais precioso, nosso coração. E mesmo assim, quando você segura minha mão, sei que te deixaria me guiar aonde quisesse.
Você tem aquela tristeza sempre habitando os recantos dos seus olhos que você não deixa ninguém ver. Você tenta e tenta, e diz a si mesmo que não se importa, mas no fundo você sabe, e eu também, que você nunca esqueceu.
E têm aquele jeito que você me abraça por trás, quando posso sentir sua respiração em minha nuca e seus braços fortes nos trancando em nosso pequeno mundo onde nada nos atinge.
Você não se importa em usar as escadas comigo por que não gosto de elevadores, mesmo que o cansaço te implore para poupar qualquer esforço. Adoro o olhar no seu rosto quando você me avista chegando no meio da multidão. Também gosto da empolgação com qual você fala de algo que realmente gosta, mexendo as mãos rapidamente, como se quisesse me fazer entender o porquê daquela paixão.
E têm aquele seu outro lado, aquele que me devora, que explora cada parte do meu corpo como se não quisesse perder nenhum detalhe.
Eu digo a você e a mim mesma que não me importo, mas será que você não nota pelo modo como aperto seus dedos nos meus quando você segura minha mão? Não nota minha palma suada pelo nervosismo. Não nota que eu tenho um sorriso só seu? Por que se você não nota, não tenho nada a dizer além de um sinto muito. Por que eu poderia ser aquela que curaria todas as suas feridas, uma por uma, sem pressa. Aquela que te abraçaria forte quando você estivesse triste. Aquela que falaria besteiras no seu ouvido e mergulharia na curva suave do seu pescoço de novo e de novo. Eu seria aquela que apreciaria os nuances da sua personalidade. O modo com você parece um vulcão dormente. Eu seria aquela que adoraria estar por perto para vê-lo explodir. E por isso não há nada mais que eu possa dizer além de sinto muito por você, por que eu seria seu mundo, se apenas você notasse…


domingo, 9 de setembro de 2012

Dicas para escritores iniciantes/parte 2


1 – A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

Se você já tem um roteiro em mente, pense em duas necessidades: Quem necessita estar satisfeito pela recompensa final? Quem vai adquirir experiência vencendo os obstáculos? A resposta: é seu personagem principal.


Misture diferentes tipos de personagens:


Exemplo: um vilão divertido (Dr. Evil em Austin Powers); um conselheiro (sábio) que é também um cômico (Hagrid em Harry Potter); um vilão que se torna aliado e que vai ajudar o personagem principal a resolver os problemas (Vegeta em Dragon Ball Z).


2 – O CONFLITO


O melhor amigo do contador de história.


Quanto mais o problema de sua história for importante, mais sua história será intensa. Não seja gentil com o personagem, não tenha medo de criar obstáculos que o impeçam de atingir seu objetivo. Sua história será mais apaixonante assim. Seu personagem ganhará mais experiência, e a recompensa terá mais valor, já que ele muito combateu para merecê-la.


Os conflitos clássicos


Esses tipos de conflitos o ajudarão.


–Pessoa contra pessoa: É o tipo de conflito mais usado, pois os conflitos entre as pessoas são os que interessam mais aos seus leitores. Exemplo: Cinderela conta sua malvada madrasta.


–Pessoa contra si mesma: O conflito entre o bem e o mal é representado pelas forças e fraquezas de um personagem. Trata-se de um nível bastante profundo e isso não substituirá o conflito principal, mas poderá enriquecer a história. Exemplo: um personagem malvado que detesta dar festa, mas no fundo ele não tem um mau coração, ele se tornou assim porque alguém o machucou. Ele sente um conflito interno entre o bem e o mal, no interior de si mesmo.


–Pessoa contra a natureza: Em geral, são catástrofes naturais, onde os personagens fazem apelo a seus talentos e reflexos de sobrevivência. Esse conflito é movimentado e pode ser apaixonante, mas com frequência é difícil de escrever. Exemplo: O personagem de Jurassic Park deve sobreviver, e escapa de uma perigosa terra de dinossauros.


Dicas para criar conflitos


–Misture diferentes tipos de conflitos: pode ser que seus personagens lutem para sobreviver combatendo contra si mesmos interiormente?


–Acrescente mais conflitos e obstáculos se sua história parecer um pouco chata ou não muito interessante. Antes de escrever, é preciso que você saiba de antemão como o problema vai ser resolvido, não se jogue em um abismo.


–O próprio protagonista deve resolver o problema. Não faça surgir qualquer coisa ou um personagem de lugar nenhum para resolver a situação no último minuto no fim da história. Tal poderia funcionar bem no meio da história, para introduzir um novo personagem, por exemplo, ou um novo elemento na história, mas não no final, pois isso não teria início.


3 – PLANEJAR SEU ROTEIRO


Seu personagem e seu conflito são o coração de sua história. O roteiro é apenas a sequência de acontecimentos que se desenrolam enquanto que o personagem enfrenta os problemas.


Lembre-se desses pontos importantes para escrever seu cenário:


–Um roteiro repousa sobre a causa e o efeito. O roteiro é criado pelos efeitos das ações e das decisões dos personagens.


–Evite uma multitude de acontecimentos que se passam no mesmo momento. Prepare, de preferência, uma cadeia de acontecimentos que sigam um depois do outro; cada acontecimento vai afetar o acontecimento seguinte e assim por diante. Cada ligação nessa cadeia deveria ser indispensável a sua história. É preciso que você cuide para que o fim de cada acontecimento introduza o início de um outro acontecimento.


Elementos importantes da maioria dos roteiros


Planifique essas cenas e você será capaz de escrever mais à vontade. Tomemos como exemplo o filme de Shreck.


–Deixe a história se desenvolver acontecimento por acontecimento.


–Mostre os problemas dos personagens e os acontecimentos que dão inicio à aventura.


O pântano de Shreck é arruinado quando o Lorde Farquaad decide aí despejar todas as criaturas dos contos de fadas. O Lorde promete retirar esse mau destino depois que Shreck tiver salvado a princesa Fiona.


–Cenas de aventuras: O herói encontra amigos e inimigos, enfrenta obstáculos, aprende lições, depara-se com… (Shreck encontra o Burro, eles libertam a princesa Fiona, e se dirigem para Duloc; no caminho, eles se tornam amigos e vivem aventuras juntos, como Robin Hood e seus companheiros).


–O grande acontecimento: Tudo está nesse título. Trata-se da parte mais apaixonante da história (A cena do casamento).


–Emende bem todos os detalhes e ofereça recompensas e punições (Shreck se casa com Fiona, o Burro se torna namorado do Dragão, e Farquaad é comido pelo Dragão).


Resenha: Dark Swan

Dark Swan- Filha da tempestade.
Editora Agir
432 páginas


Sinopse:

Eugenie Markham foi contratada para resolver um novo caso: o rapto de uma adolescente. O problema é que a menina não está presa no mundo dos humanos: ela foi levada para o Outro Mundo, habitado por nobres, criaturas mitológicas e almas perdidas, um lugar desconhecido e traiçoeiro. Mas Eugenie é uma poderosa xamã e já está mais do que acostumada a combater espíritos. 
Antes de fazer essa perigosa transição, ela acaba conhecendo Kiyo, por quem fica atraída de forma incomum. Após uma noite tumultuada e excitante, seus sentimentos estão confusos. Sem conseguir tirá-lo da cabeça, mesmo depois de dias, Eugenie parte para o Outro Mundo. 
O que era para ser uma missão breve e tranquila se torna uma grande reviravolta em sua vida. Contra a vontade, ela percebe que está cada vez mais conectada ao mundo que sempre odiou e também aos nobres — em especial a Dorian, um rei sedutor e ambicioso. Mas seu corpo ainda deseja Kiyo, e ela se vê mergulhada num ardente triângulo amoroso





Esqueça qualquer personagem feminina FODA que você já tenha lido na vida. Eugenie poderia chutar o traseiro de todas elas. Sério mesmo, depois de tantas personagem com complexo de inferioridade e personalidades muito água com açúcar, Eugenie foi um sopro de ar fresco na minha paciência. Ela é forte, decidida, confiante na sua sexualidade, idependente e não precisa de um príncipe em armadura brilhante para absolutamente nada ( a não ser quem sabe alguns amassos de tirar o fôlego). 


A segunda coisa da qual necessito muiito de falar nessa resenha é a capa, que têm um diferencial muito legal em relação as outras. A capa realmente trás elementos da trama, como a tatuagem, a varinha, a postura fodona da Eugenie, enfim perfeição!! Ralmente nos faz imaginar a trama.

Confesso que não tinha lido antes nenhum livro da Richelle Mead, devido a uma overdose de vampiros, mas depois de Filha da tempestade, vou procurar por todos os livros da autora. O humor no livro é algo que te faz além de ficar preso na história, rir o tempo todo.


"Ele olhou para nós: eu de camisola, Kiyo com o peito nu, Dorian com suas roupas extravagantes, e Tim na sua roupa nativa.- Deus, - eu murmurei levantando, - parecemos com o Village People."


Ela conseguiu um mundo completamente apaixonante com reinos, embates entre monarcas, uma profecia que vai foder com a vida da pobre Eugenie.  Uma profecia que vai fazer várias entidades do outro mundo quererem estuprá-la.  Ok, vou segurar a boca grande para não dar nenhum spoiler.


- Grupos?- Pior.- Pior do que grupos de homens querendo transar comigo? O quê?....- Meu Deus – respirei fundo. – Tudo que tiver um pau virá me procurar.Pág. 178

Nem preciso dizer que adorei que a Agir não tenha suavizado a linguagem. Dark Swan é um história um pouco mais voltada para o público adulto. A autora não poupou detalhes nas cenas de sexo, que realmente te fazem imaginar tudo TUDINHO.

Em uma noite em que está se sentindo sozinha Eugenie conhece Kyio, um bonitão sexy em um bar ( Selvagem garotas, não tem outra palavra para descrever) e se apaixona quase imediatamente. Não sabe ela que ele esconde muitos segredos, ele é um verdadeiro animal hahaha ( risada maligna).

Kyio é um personagem bom, mas sério mesmo, quando o LINDO MARAVILHOSO GOSTOSO FILHODOSDEUSES Dorian , o rei sexy, engraçado, irônico, manipulador, levemente talvez não tão levemente assim  convencido aparece, então não tem mais espaço para ninguém. Sério mesmoo, um dos melhores personagens que eu já li. Eugenie não devia confiar nele, (Mas quem resiste aquele charme todo?) porém ele acaba se tornando um aliado poderoso na busca pela garotinha sequestrada e mandada para o outro mundo. Suspirei todos os momentos em que ele apareceu.

"-Você usou seu poder para jogar uma pedra em mim - ele exclamou em um tom quase cômico de incredulidade em sua voz.- Pelo contrário, - eu ouvi Dorian dizer agradavelmente. - Eu não usei mágica para isso. Eu só a joguei."

Têm também outro personagem que se destaca na trama, que é o Volusian. Eugenie escraviza alguns espíritos, dentre eles, temos Volusian. Ele é um dos melhores personagens do livro. Sem poder mentir para Eugenie – sua ama – e tendo o dever de servi-la, Volusian é encarregado das melhores cenas de humor negro do livro. Ele a serve contra a vontade e a todo momento ele a ameaça. Suas ameaças nos fazem rolar de rir. Apesar de sádico e vingativo, Volusian se destaca por sua sabedoria e força. Seu sarcasmo é uma das coisas que mais se destacam nele.

O livro me ganhou. O humor presente no livro inteiro é apaixonante, principalmente aquele humor ácido que conquista a todos nós pobres mortais. A história é um mix de aventura, momentos para lá de picantes, humor e tudo que há de bom. Leiam, leiam!!


OBS: Mando o livro por e-mail. 






sábado, 8 de setembro de 2012

Como fazer uma marcador de páginas de origami




Não sei vocês, mas eu tenho uma paixão por marcadores de página. Tenho tantos aqui em casa que são quase um por livro haha. Estou sempre procurando alguns novos, e esses dias me deparei com um a coisa mais fofa do mundo feito de origami. Quem quer tentar fazer?  \o/




1. Primeiro você deve recortar um quadrado (o meu foi 10x10 cm), em seguida dobre o papel na diagonal.
2. Abra, e dobre na outra diagonal. 3. Abra e depois dobre o papel no meio. 4. Abra , e dobre no meio do outro lado. (a marca na folha deve ficar igual da foto)


5. Dobre uma parte para baixo (como está na foto). 6. Faça isso do outro lado. 7. Em cima, abra um triangulo (só por para baixo a parte que estava levantada), o papel deve ficar um triangulo com o fundo aberto (igual na foto). 8. Pegue uma pontinha e dobre para cima.



9. Dobre igual no outro lado. 10. Dobre a pontinha de cima para baixo (como na foto) 11. Faça isso dos dois lados. 12. Dobre as pontinhas laterais para dentro.


13. Abre todas as dobras. 14. Puxe um lado do coração para fora, quando você puxar vai perceber que tem outra apertura, pegue a pontinha que você dobrou e coloque para dentro da apertura (como está na foto). 15. Faça igual do outro lado. 16. Puxe novamente um lado do coração para fora e empurre as pontinhas laterais para dentro (igual na foto).



17.Depois de colocar todas as pontinhas nos seus devidos lugar, seu coração tem ficar igual na foto. 18. Dobre as duas pontinhas de cima para traz, para dar o formado redondinho e pronto !



Espero que tenham gostado!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dicas para jovens escritores iniciantes

Começando hoje o que é o verdadeiro propósito do blog, que é ajudar os milhares de jovens escritores perdidos na arte da escrita que precisam de um empurrãozinho básico, esse é o primeiro post com dicas dobre escrita. Podem se alegrar que muitos outros inda virão! Bem... algumas das dicas são pessoais, outras são traduções de dicas de grandes nomes da literatura. Divirtam-se.




Como fazer quando se é um jovem escritor e se quer transformar uma ideia numa história que mesmo os adultos gostarão de ler?

Personagem e conflito, roteiro e diálogo, ambiente e cenas, escrever e revisar.

É mais fácil do que você pensa, uma vez que tiver compreendido os elementos essenciais de uma história.

Talvez você já se tenha perguntado: Como eu poderia preencher três páginas inteiras? Oras, se você seguir alguns pequenos conselhos, você começará a se perguntar: Como eu poderia contar minha maravilhosa história em apenas três páginas?

1 – AS IDEIAS

Você certamente deve ter se perguntado: De onde os escritores tiram as ideias para suas histórias?

De fato, é preciso juntar muitas ideias para escrever uma história ou uma novela, e aqui está um pequeno segredo: os escritores não criam todas as ideias sozinhos, eles as copiam! Tudo bem, eles não copiam tudo, mas retiram muitas ideias de diferentes fontes e as misturam para obter uma história original.

Procure ideias na vida cotidiana: uma citação engraçada, pessoas interessantes ou acontecimentos que, na realidade, se passaram na escola.

Leia suas histórias preferidas e misture várias ideias para obter uma história toda nova. Observe, por exemplo, os livros de Harry Potter, eles misturam “a escola”, “o esporte”, “o destino” “o combate entre o bem e o mal”, e “a magia”, para criar histórias irresistíveis. Muiiito irresistíveis mesmo!! Ok momento fã aqui haha.

Faça sair muitas ideias e lembranças um pouco loucas de sua cabeça!

2 – ESBOCE OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DE SUA HISTÓRIA

Eis os elementos essenciais de toda história:

a) Um personagem simpático;

b) que encontra um problema;

c) Esse personagem termina por resolver o problema.

Não entre ainda nos detalhes, mas guarde uma ideia de seu personagem principal e do problema que ele encontra (o conflito).

3 – ESPECIFIQUE OS DETALHES: personagem e conflito

a) Crie seu personagem principal.

Eis os traços principais de seu protagonista:

–Ele tem um problema ou a necessidade de alguma coisa.

–Ele tem a capacidade de resolver o problema que ele o sabe ou não (em geral, há mais suspense se ele não sabe que pode resolver o problema por si mesmo).

–Ele tem tendência a vencer, a resolver o problema ou a ganhar a recompensa.

Depois, pense em seus personagens secundários mais importantes.

b) Crie os amigos e os inimigos principais de seu protagonista.

Para ajudá-lo a começar de imediato, eis uma lista de exemplos que lhe servirão para criar diferentes tipos de personagens para sua história.

–Os malvados: eles impedem seu personagem principal de atingir seu objetivo, seus objetivos.

–Os aliados: eles ajudam seu personagem principal a atingir seus objetivos. Exemplo: Robin em “Batman”.

–Os conselheiros: são os sábios que, por sua grande experiência de vida, ajudam o personagem principal. Exemplo: Saotome (Hokage) em Naruto.

–Os cômicos: eles aliviam frequentemente o ambiente, e com muita frequência o melhor amigo do protagonista é um personagem cômico. Exemplo: Burro em Shrek.



Bem gente. Essa é a base, no próximo post vou me aprofundar mais nas dicas para vocês seus lindos e lindas.

Resenha: Belle

 Sinopse:


“Londres, 1910.
Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.
Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.
Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.
A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.”



Bem... Como começar a resenhar Belle? É Sempre mais difícil resenhar um livro que realmente te tocou, daqueles que você termina de ler com uma enorme DPL ( depressão pós livro), mas prometo fazer o melhor que puder.

A primeira coisa que me chamou atenção foi a capa ( Não é um luxo?) Depois que li a sinopse a história ficou um tempão zumbindo na minha cabeça dizendo ´´ Me compre``  `´Me compre``. Não havia como ignorar esse zumbido.

Belle é um livro grosso, então para aqueles que não tem muito tempo ou paciência não acho que irá agradar tanto, mesmo assim é uma leitura que flui muito rápido simplesmente por ser viciante do começo ao fim. Sabe aqueles livros que demoram mais de 100 páginas para pegar no tranco e acabam te deixando morta de irritação? Pois é, Belle não é assim, desde a primeira página a leitura te prende. Bem quando você está começando a ficar entediada BUM a autora trás alguma coisa nova para a trama para te fazer roer as unhas de ansiedade. 

É um livro que mistura todos os componentes fundamentais na história. Romance, mistério, ação. Tudinho. E ainda  te deixa com a sensação de ter aprendido algo realmente importante com a leitura. A história começa ambientada em Londres, com aquele clima gostoso de se ler. Lesley consegue nos colocar na história com uma riqueza de detalhes que é fascinante. Conseguimos imaginar as ruas de Londres, a simpatia de Paris e por fim a decadência deliciosa de New Orleans. 
A partir do momento que Belle chega pra Paris senti pena dela o tempo todo. Ela sofre o inferno, sério a gente tem vontade de socar os vilões só para protegê-la. Isso é que é carisma não?

Logo no começo da trama, somos apresentados ao mundo dos bordéis no qual Belle cresceu, e a sua dedicada empregada com muito a ensinar, Mog. Por mais que Mog não seja o foco da trama, acho que ela merece destaque. Uma personagem que evolui e aprende, além de se descobrir e descobrir como ser feliz, que é realmente inspiradora.

Nunca tinha lido um  livro da Lesley Pearce antes, então foi uma surpresa muito agradável quando me deparei com os personagens que ela criou, sério mesmo!! Os vilões são bem elaborados, abordam todos os contrastes, bons e ruins, do ser humano. 

Acho que um livro é realmente bom quando consegue te tocar, fazer você refletir e pensar, mesmo que a obra seja ficção, no modo como aqueles acontecimentos se aplicariam na realidade. Belle foi assim, tão profundamente chocante, que me deixou com lágrimas nos olhos e cotocos no lugar das unhas em alguns momentos.



´´Je défie les incendies , les inondations, et même l'enfer pour être avec vous`` Eu desafiaria os incêndios, inundações e até mesmo o inferno para estar com você.

Belle então é um caso a parte, uma personagem forte, que mesmo depois de tudo o que acontece com ela continua lutando e mantendo seus sonhos intactos, que sabe ser fria quando necessário, mas que ao mesmo tempo têm uma fragilidade tocante que toda mulher tem dentro de si. Acrescente isso ao um personagem doce, que é o Jimmy, mesmo que ele pareça apenas doce e disposto a tudo por Belle no começo, logo se prova alguém corajoso e determinado, além de gentil e compreensivo.
E ainda por cima ( suspiros) Um delicioso misterioso gatooo homem com sotaque francês ( SOTAQUE FRANCÊS) momento morri  atormentado por um passado sombrio, dono de um olhar frio, e no entanto, uma suavidade que conquista a personagem e a mim logo logo. E a trama não poderia ser melhor. 


O final foi uma coisa que bem que faz sentido, mas deixa uma pontadinha no coração. Belle é um livro que você não vai conseguir tirar da cabeça por um bom tempo.
Enfim, seus lindos, o livro está mais que recomendado. 


Despedida


É engraçado como as coisas mudam. Como nós mudamos.
 Ainda lembro-me da primeira vez que percebi que entre eu e você nunca seria só amizade. Eu dançava para você e você me olhou com um sorriso travesso, daquele jeito engraçado que você sorri quando têm segundas intenções. Nesse dia você olhou para mim como seu eu fosse tudo o que você queria. Mas eu tive medo de arriscar tudo, medo de colocar meu coração em suas mãos e tê-lo partido mais uma vez. 
Nunca cheguei a te dizer que também nunca esqueci o dia em que dormi nos seus braços sobre a luz das estrelas, nunca cheguei a te dizer que adoro a sua teimosia irritante e aquela cicatriz fofa que você tem em cima do lábio
Também nunca cheguei a te dizer como me sinto segura quando você me abraça e o ciúme bobo que sinto quando seu sorriso não é pra mim. Nem sequer te disse que te chamo de bobo quando quero que você me beije. 
E agora me engasgo em meio a tantas coisas que eu nunca te direi, por que o medo de amar você era demais. 
Então o que posso fazer além de desejar de todo coração que você seja feliz? Desejar que alguém te diga o eu te amo que eu nunca pude dizer.
Também queria te agradecer, por você eu descobri que estou inteira novamente, que ainda posso me apaixonar e seguir em frente. Também quero que saiba que você sempre será um grande amigo, uma paixão e acima de tudo uma doce lembrança.